terça-feira, 14 de agosto de 2007

Diário de Bordo - Descobrindo o verdadeiro Brasil

Freire Neto – Motores & AÇÃO
motoresnosertoes@digizap.com.br

Se você acha que a Bahia se resume a Salvador, Costa do Sauípe, Morro de São Paulo, Itacaré, Porto Seguro e Chapada Diamantina, tenha certeza que ela tem bem mais o que se conhecer, ver e observar. O Rally dos Sertões adentrou na Bahia nesta segunda-feira (13/08) pela cidade de Campo Alegre de Lourdes, quase na divisa com o Piauí. Rodamos cerca de 200Km pela BR-020 – totalmente sem asfalto e sem sinalização. O Brasil também é aqui. Durante a especial de velocidade da prova, acompanhamos uma zona de abastecimento para motos e quadriciclos no “Bolão Assado”, distrito da cidade Pilão Arcado.

Em plena segunda-feira, centenas de pessoas acompanharam a chegada dos “homi” do “raliu”. “Ei, este aqui é americano ou francês. Não entendo nada o que ele fala”, disse Edvaldo, aposentado por invalides, depois de sofrer um derrame cerebral. Flamenguista, ele era apenas um de tantos baianos empolgados com aquele “acontecimento”. E quando o helicóptero da equipe médica posou no local? O povo acompanhou de perto todos os movimentos da aeronave e o médico, piloto e toda a equipe foram recebidos como heróis.

Com a passagem do rally por regiões como essa, aqueles que possuem motos ou carros se empolgam e aceleram forte. “Eu venci duas L200 de Campo Alegre pra cá. Se os homem deixasse eu entrava na trilha e tudo”, gritava o senhor Luís Carlos a bordo de seu Jeep Willys 68, com buzina a ar e caixa de sim reforçada. “É para curtir as festas com os amigos.”

Até chegar em Barra, partindo de São Raimundo Nonato, foram 493Km. A cidade fica as margens do Rio São Francisco e tem muita história. O povo vive da pesca. O rio mais importante do Nordeste é imponente e responsável pela sobrevivência de milhares de famílias. “A pesca só pára na época da Piracema – nas cheias. Quando isso acontece, os pescadores recebem ajuda do governo e nós que vendemos temos que partir para outro negócio”, disse o Seu Adailton, que limpava 3 peixes para: “o restaurante aprontar comida para o povo do rally.”

E o Rally dos Sertões viveu um dos dias mais difíceis, com muita areia e dificuldades. Dos 43 carros que largaram, apenas 23 chegaram no Parque Fechado. O rally começa a se definir nesta terça-feira (14/08), pelas trilhas entre as serras e repleta de pedras na região da Chapada Diamantina – até Lençóis. Serão mais 504Km percorridos, pelas rodovias estaduais e federais, mas isso é um assunto para amanhã.

Nenhum comentário: