segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Rally dos Sertões: Primeiro Dia (segunda-feira - 06/08/07)


Vou confessar a vocês. Estou muito nervoso e ansioso para o início desta 15ª do Rally Internacional dos Sertões. Desde que eu defini cobrir a prova, estou nos preparativos e viabilizando toda a cobertura, logística e condições para fazer jornalismo, divulgando os nordestinos durante essa Odisséia pelo interior do Brasil. E não é nada fácil.

Após trabalhar em Fortaleza, no último fim de semana (04 e 05/08), embarquei para Goiânia/GO na madrugada desta segunda-feira (06/08). Para variar, já virou rotina mesmo, o vôo atrasou uma hora. Após conexão em Brasília, cheguei na capital do gado, da música sertaneja e das mulheres bonitas, por volta das 9h da manhã.

O aeroporto fica a 9Km do local aonde está funcionando a sala de imprensa e montado o "circo" do Rally dos Sertões. São 80 Mil mestros quadrados destinado aos competidores e organização. Há apoios e box de todos os tamanhos e orçamentos e os números do evento impressionam:

Cerca de 350 pessoas estão trabalhando na organização da 15ª edição do Rally Internacional dos Sertões. No total, a caravana do Sertões conta com 1700 pessoas: 200 jornalistas credenciados e 80, que acompanham o rally; 400 pilotos; 700 pessoas no apoio, entre outros. O rally terá 245 participantes (entre pilotos e navegadores), distribuídos em 168 veículos, com 89 motos, 59 carros, 12 caminhões e oito quadriciclos. Além disso, participam 400 veículos de apoios e 100 carros da organização.

O percurso total do Rally Internacional dos Sertões 2007 terá 4.776Km, com 2.741Km de especiais de velocidade, cruzando seis estados brasileiros: Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Sergipe e Bahia.


Em 2007, o Sertões vale pontos para o mundial nas categorias motos e quadriciclos. Entre os inscritos, 23 são estrangeiros, dos quais 14 competirão na luta pelos pontos do campeonato mundial. Oito países do exterior estarão representados no Rally dos Sertões: Portugal, Chile, França, Bélgica, Polônia, Uruguai, Argentina e Noruega.

Os nossos nordestinos estão todos aqui, ocupando seus espaços e tomando todas as providências para seguir competitivos e com chances de lutar pelos primeiros lugares. Até o editor da revista 4x4 & CIA, Arilo Alencar, apareceu no box dos cearenses para bater um papo e dar umas dicas, além de trocar experiências.

O navegador Hugo Sampaio é um dos mais ansiosos e agoniados. "Ele não pára. Pense num cabra ansioso", disse o também navegador, Wendel Paiva. O co-piloto Stanger Eller apareceu hoje entre os conterrâneos. Ao lado do seu piloto, Riamburgo Ximenes veio de carro diretamente de SP.

A grandiosidade do evento é impressionante e histórias e resenhas não faltarão nesses quase 15 dias de evento e cobertura do Motores no Sertões. A segunda e a terça-feira serão dedicadas a vistorias técnicas, entregas de adesivos, últimos ajustes e preparação. Na quarta-feira, acontece o prólogo que definirá a ordem de largada. Mas, essas coisas técnicas e específicas, deixem para ler no site oficial do Motores & AÇÃO: www.motoreseacao.com.br .

TRILHA SONORA - O navegador Luiz Sobreira, que conta com o apoio da TRAXX e Forró no Sítio, é um dos mais assediados no Parque Fechado do rally, onde ficam as equipes de apoio e mecânicos. Tudo isso, porque ele trouxe centenas de cd's do Aviões do Forró e Solteirões do Forró. A dupla Luiz e Wendel já começam até a programar a festa de confraternização em Fortaleza - que já tem endereço certo: Forró no Sítio. Só falta definir a data e as atrações.

SURPRESA - A dupla Sávio Torres/Wendel Paiva promete uma surpresa durante o rally dos Sertões e largada promocional. O que esses dois irão aprontar.

DOIS POTIGUARES E UM SEGREDO - De um lado o piloto de quadriciclo, Márcio Oliveira; do outro, o navegador, Flávio França - que este ano correrá ao lado de Ubiratan Franciosi. Qual será o segredo que a dupla do RN guarda? Uma coisa é certa, eles estão muito ansiosos e bem preparados para a prova.

Nesta terça-feira (07/08), não vai faltar resenha e "causos". Tem coletiva de imprensa, lançamento de pneu, treino entre amigos e briefing para o apoio.

Gente, hoje foi só o primeiro dia. Amanhã tem muito mais, eu prometo. E olha que eu só dormi duas horas de domingo para segunda. Quem tiver perguntas, resenhas ou "fofocas" para eu apurar, além de dicas, é só mandar e-mail ou SMS: motoresnosertoes@digizap.com.br ou 84.9105-9841. Não deixem de acompanhar os principais jornais das capitais do Nordeste, sites especializados e emissoras de tvs.

Mais informações e detalhes sobre a prova: www.motoreseacao.com.br .

Nenhum comentário: